Friday, April 9, 2010

PERFIL: DJ Memê


Memê

Memê

Um dos maiores nomes de House do país, o DJ e produtor Memê conquista um feito inédito para nós: é o primeiro DJ e produtor brasileiro a assinar com a Defected – considerada pelos profissionais da área como a maior gravadora de House do mundo.

E essa é uma das grandes conquistas de Memê em 2006, frutos do lançamento de seu primeiro single no exterior no último ano. “Este foi um ano de muito trabalho. Tudo em conseqüência de 2005, quando lancei o meu primeiro single no exterior, via Knee Deep Records, mas que por obra do destino foi catapultado para o segundo lugar da Hype Charts na DJ Magazine”, explica.

Dentre inúmeros trabalhos neste ano, constam no registro de Memê: a criação da música “Chanson Du Soleil”, com vocais de Cidalia Castro e Rogério Flausino, que estourou no país sem gravadora e sem disco lançado; a composição da faixa “Lift Up”, com Deepswing, lançada em junho; o convite por Brian Tappert para remixar a música “I Shall Not Be Moved”, do clássico da House Kenny Bobien para sua gravadora, a Soulfuric; o remix para os Audiowhores, da faixa “Not Going Back”, a primeira a ser lançada pelo novo selo deles, o Tempogroove.

Tantas realizações só são possíveis pela paixão que Memê tem na profissão. Suas palavras traduzem esse empenho: “Sou um DJ de House, dedicado ao House e trabalhando no que gosto”. Precisa falar mais alguma coisa?

E a dedicação na carreira o faz trocar informações com importantes artistas da cena. “Já me peguei dando dicas de mixagem para várias pessoas e também recebendo ajuda deles, como por exemplo Groove Junkies, Brian Tappert, Dave Lee, Sandy Rivera, Audiowhores, Redsoul, Jon Cutler, Dennis Ferrer e Dimitri From Paris”.

Porém, o relacionamento com Dimitri From Paris não se resume a simples “trocas de figurinhas”. A amizade aconteceu no final do ano passado, quando Dimitri veio ao Brasil. Orientado por Silvio Calmon, quem o trouxe ao país, Dimitri procurou logo falar Memê. “Passamos três dias em contato. Somos contemporâneos e isso ajudou muito o diálogo. Fui eu quem o empurrou para Vincent Montana, da Salsoul Orchestra, pois já tinha trabalhado com o próprio. Assim, ele o contatou para fazer o maior remix de sua carreira – ‘The Way’ “, revela Memê.

Em troca do “favor”, Dimitri estreitou os caminhos entre Memê e Simon Dunmore, dono da Defected. “Dimitri soprou no ouvido do Simon a palavra ‘Meme, Meme, Meme’”, brinca. “Certo dia o Dimitri me escreve dizendo que o Simon falou sobre mim. Disse que gostava das minhas músicas e sugeriu que eu mandasse algo para ele. Nem pisquei (brinca). Reuni meus últimos remixes e mandei uns cinco, incluindo uma música nova que havia acabado de criar: ‘Patolada’”, conta. E foi assim que esse “casamento internacional” ocorreu, resultado da evidência e da qualidade do trabalho de nosso brasileiro.

O contrato assinado com a Defected lhe dá o direito de lançar três singles pela gravadora. Seu primeiro sucesso em execução é o track “Patolada”, o qual foi feito de uma forma bastante peculiar.

A história fica mais bem contada pelas palavras do próprio autor: “Essa música simplesmente baixou, que nem um santo. Talvez por isso que dê arrepio o que vou contar. Sempre passo o Natal em família, mas não tenho paciência para as ‘obrigações’ que o dia traz, pois já tenho tantas... Nesse ano resolvi ficar sozinho em casa, sem fazer nada. Quando eram mais ou menos 23h30 do dia 24 para 25 de dezembro, me veio do nada uma frase de teclado na cabeça. Fui para o estúdio e comecei a tocá-la em um dos meus teclados. Criei um beat básico na bateria eletrônica e transferi para o computador. Adicionei uns sons e sincronizei com o teclado que eu tinha feito. Esse processo todo levou uns 25 minutos... e eu ia olhando para o relógio, achando engraçado que aquilo estava acontecendo naquele momento. Não gostei do som do teclado e pus a música para tocar enquanto ia trocando o som do teclado. De repente veio um som meio anasalado. Mexi nos comandos do teclado e criei esse som de ‘pato’ que a musica tem. Parei ali! Gostei! Olhei para o relógio e era exatamente meia-noite. Natal! Maria deu à Luz a Jesus e eu dei à luz a um contrato com a Defected! Cada um na sua praia”. Inusitado, não?

No comments:

Post a Comment